top of page
As 10Graças

    O Grupo As 10 Graças de Palhaçaria se dedica aos campos da pesquisa e da criação em torno das poéticas da rua e do palhaço. Criado em 2012, o grupo desenvolve uma série de atividades que buscam explorar fronteiras das mais diversas linguagens artísticas , sempre à procura de novos elementos para suas composições.

 

     Com seis integrantes em sua atual formação, o grupo se encontra em seu estado mais efervescente em termos de produção e atuação na cidade de Fortaleza/CE, optando por escolhas estéticas que passam a gerar impactos para a urbe e para o público que tem nos acompanhado nesses quatro anos de trabalho.

 

Somos um Grupo em permanente estado de transformação, pautamos nosso fazer artístico para além da montagem do espetáculo como objeto de apreciação, pois buscamos e buscaremos práticas estreitem as relações dando abertura potente para a reflexões e deslocamentos de pensamento, sejam eles culturais ou políticos.​

Grupo Residente no galpão da vila de 2015 a 2018.

Site: http://gas10gracas.wixsite.com/as10gracas

Telefones: 85 98954905 Alyssson Lemos

Email: g.as10gracas@hotmail.com

  • Facebook - Black Circle
As 10Graças
As 10Graças

A Cia Circo Lúdico Experimental - CLE surge em 2007 e tem experimentando no decorrer destes anos criar em um território em que as margens entre as linguagens cênicas se encontram dissolvidas, transitando entre o circo, o teatro e a música vem circulando com sua produção artística na cidade e fora dela. Em 2004, no Espaço Cultural da Escola Vila, a artista Sâmia Bittencourt dá início a Escola de Circo Vila, dando continuidade ao trabalho de pesquisa desenvolvido por ela na Companhia Mais Caras, tendo a acrobacia e o clown como carro-chefe. Com a qualidade do trabalho surge a vontade de reunir alunos em demonstrações das técnicas ali desenvolvidas. Em 2007 estreia o primeiro trabalho experimental, chamado Às Avessas, inspirado no conto Primeira dor de Franz Kafka. Assim nasce a Companhia CLE - Circo Lúdico Experimental, que até então era formada por alunos da própria Escola Vila.  No ano seguinte estreia, Um tiquinho de Nada. O espetáculo circula na maioria dos teatros de Fortaleza e do Ceará, ganha as ruas e praças da cidade e continua circulando até hoje. Em 2011 apresenta seu terceiro espetáculo intitulado E o trem partiu, em uma proposta cênica que traz a acrobacia, comicidade e música. Espetáculo premiado em 2012 pelo Edital Artes na Rua (FUNARTE) e em 2011 pelo Edital das Artes (SECULTFOR). Também está em seu repertório o espetáculo Erêndira, premiado em 2010 pelo Edital das Artes (SECULTFOR) e inspirado no conto “A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada”, de Gabriel Garcia Márquez.

Grupo Residente no galpão da vila desde 2015.

Site:https://www.facebook.com/companhiacirco.ludicoexperimental?fref=ts

 

Telefones:85 988658907

As 10Graças
Cia. CLE
Cia. CLE
  • Facebook - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram

   

       

O Laboratório de Interfaces, Corpo e Heterotopias – LICH se instala no Galpão da Vila em julho de 2016, mas existia antes na parceria de Caroline Holanda Alexandre Veras em pesquisa e desenvolvimento de formações e projetos em arte-tecnologia, em hibridações diversas com cinema, artes visuais, dança, teatro, circo, etc.

 Grupo Residente no galpão da vila de 2015 a 2018.

 

 Telefones:

  85 987776399 Caroline Holanda

  85 988885590 Alexandre Veras

Email:

carolmassinha@yahoo.com.br

 alexandreverascosta@gmail.com

LICH

Fotograma.

Imagens impressas pela luz.

Desenho da luz na matéria.

Produção de imagens pela luz.

 

Scenogramas.

Palavra inventada.

Desenho de imagens cênicas.

Fotograma cênico.

 

 

 

Formação e composição em torno dos eixos:

corpo-matéria-movimento-imagem

 

Atuaçãao na  fronteira entre:

Dança, Marionete e Circo,

Novas Tecnologias, Instalações.

       Grupo Residente no galpão da vila de 2015 a 2018.

Site: http://scenogramas.wixsite.com/scenogramas

Telefones: 85 987776399 Caroline Holanda

Email: scenogramas@gmail.com

As 10Graças
ScenogramaS
As 10Graças
  • Facebook - Black Circle

   

A Cia. Ponto surgiu no ano de 2006, na cidade de Fortaleza

através do encontro de: Tatiana Valente e Maurileni Moreira, remanescentes do CEM – Centro de Experimentação em movimentos coordenado por Silvia Moura. Através da formação básica em dança que obtiveram no CEM e do incentivo de Silvia Moura, as criadoras da Cia. Ponto começam a desenvolver pesquisas específicas em movimento e criação de obras cênicas. Inicialmente experimentando, uma em parceria com a outra, novas ideias a partir daquilo que as instigava enquanto mulheres e artistas. Atualmente a Cia. conta com trêsintegrantes; Nataly Barbosa, Tatiana Valente e Tayana

Tavares e tem como foco principal a pesquisa desenvolvida

na linguagem de dança-teatro discutindo sobre sexualidade

e feminilidade nos diferentes âmbitos sociais e políticos da

sociedade contemporânea.

Grupo Residente no galpão da vila de 2015 a 2019.

Site: https://www.facebook.com/Companhia-Ponto-337406789671166/?fref=ts

Telefones:(85) 99737-4091

Email:pontodanca@gmail.com

As 10Graças
Cia. Ponto
Palafita_Fuzuê_MARINA_CAVALCANTE_(1).JP

   

O grupo Fuzuê atua artisticamente no estado do Ceará desde 2006, representado juridicamente pela associação Artelaria Produções ,sistematiza  atividades corporais de pesquisas, experimentações, estudos práticos e teóricos na linguagem do Circo. Em 2020 celebra quatorze anos de atividades continuadas destacando-se através de seu repertório artístico na área de criação e formação em circo.  Com diálogo permanente entre as linguagens artísticas do Teatro e da dança, traça um repertório de habilidades que conecta o movimento com as diversas questões socioculturais, gerando espaço para discussões éticas, estéticas e políticas sobre o corpo e seus elementos no mundo contemporâneo. No coletivo, a técnica circense é o principal motor da criação traçando varias possibilidades de corpo e dramaturgia. Através de exercícios de composição e treinos,o grupo busca, além de uma sistemática referente ao fazer circense, desvendar seus constrangimentos e questões particulares, problematizando a técnica por meio de um conhecimento profundo sobre ela.

Grupo Residente no galpão da vila desde 2017.

 

Telefones:

  85 985058996 Edmar Cândido 

  85 989612294 Eric Vinicius

Email:

fuzuegrupo @gmail.com

https://fuzuegrupo.wixsite.com/grupofuzue

 

GRUPO FUZUÊ
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Flickr

 Foto: Marina Cavalcante

bottom of page